quarta-feira, maio 31, 2006

Brincar ao quarto escuro

"Fechar criança num quarto escuro poderá ser punido por lei". E se for num quarto cheio de luz, já pode ser? Todos os dias temos pérolas destas, é o que vale. A revisão do Código Penal prevê a cobertura de todas as situações de violência física e psíquica, incluindo situações como encerrar uma criança num quarto escuro. Não é brincadeira. Andamos à procura de formas de educação que só passam por satisfazer caprichos e consentir com indícios de desvios de formação? E a pedagogia de dizer "não", também é encarada como "violência psicológica"? É óbvio que todas as pessoas de bom senso querem que os abusos e maus tratos sobre as crianças - e sobre pessoas de todas as idades já agora, desde os doentes mentais aos idosos, mulheres, sem-abrigo - acabem e que, quem pratica tais actos, seja punido.
Mas, e o dever e também o direito ao arrependimento depois de um acto de descontrolo, de uma reacção não premeditada que tenha resultado, infelizmente, numa situação de violência? Penas de um a cinco anos se a prática for exercida sobre cônjuges, menores e pessoas indefesas, dois anos se acontecer em frente a menores. Três a dez anos se houver ofensa grave à integridade física. Aqui a linha é mais ténue, como se percebe.
A violência não vem só das classes baixas e, se quisermos, a violência psicológica não se assiste apenas nas classes altas. Há matizes que não são só sociais, são culturais, são de formação independentemente do status. Há muita gente da alta que é capaz de deixar de rastos uma filha, um filho, uma mulher de tanta pancada, como há muita gente a viver das ajudas do Estado com comportamentos requintados de violência psicológica.
A questão que vale a pena reflectir com esta revisão do Codigo é se a ausência de um pai ou de uma mãe, por vários anos, não se torna numa violência maior para uma criança em crescimento. Se fechar um pai/mãe numa prisão não lhe tira a possibilidade de viver, em consciência, o seu acto.

8 comentários:

Katharina disse...

Não há fórmulas mágicas e cada caso é um caso.
No entanto, se a ausência de uma pai/mãe pode prejudicar muito uma criança, não é menos verdade que uma criança que é submetida a situações de violência (directa ou indirectamente) é igualmente uma potencial vítima de traumas psicológicos graves.
Não sei se mudar um conjunto de leis é melhor ou pior, o que acredito é que não é o ponto fulcral da questão... O acompanhamento deste tipo de situações é que tem de mudar para que estes tipo de casos sejam devidamente julgados e para que os agressores e as vítimas possam ser realmente ajudados!
Existem profissionais competentes que estão incapacitados de fazer correctamente o seu trabalho por terem demasiados casos em simultâneo ou por se verem atolhados de buracracias inúteis. E existem muitas pessoas que não conhecem os seus direitos, outras que nem sequer se apercebem que podem mudar a situação e outras ainda cujo medo as impede de perceber que não se pode chamar viver à vida que têm!
Passar fome é desumano... Sofrer violência física e psicológica é igualmente desumano!
É pena que estes casos continuem a ser tão facilmente "escondidos" pela sociedade civil, pela família e até pelas próprias vítimas... Há quem diga que o medo é demasiado grande... Por vezes pergunto-me se será medo de mais represálias, ou se esse medo não serve também para esconder outro medo, o de mudar para uma realidade que não conhecemos (e que não se sabe ser melhor!)
E há também a vergonha, a ideia de que é normal ou a esperança de ser a última vez... Mas poucos são os casos em que tudo termina um dia! O problema é começar a ser uma situação recorrente...
Por vezes tudo começa com um simples estalo... E por vezes é apenas isso, um estalo isolado!
Como saber? O que fazer?...

@ndrei@zul disse...

há tantos quartos escuros, em tantas vidas que se vos contasse aqui tudo o que já e ouvi, não me calava.. há tantos modos de fechar alguém no escuro e tão pouca gente com vontade de tirar essas pessoas de lá.. e há ainda a prova de que as punições pouco ou nada fazem, adiantam o ouvir e o acompahar as pessoas e há quem ainda o faça e quem o queira fazer, felizmente...
with one of the secret smiles

Mipo disse...

"...passando a cobrir todas as situações de violência (...) psicológica..." - não percebo muito bem como é que vão fazer isso, podendo a violência psicológica ser uma coisa tão subjectiva, tão subtil e tão variável.

O grande ênfase tem de ser dado na reincidência dos actos de violência. É a única maneira de distinguir entre uma reacção exagerada e um comportamento abusivo.

Morlock disse...

Quando um gajo era miudo adorava a ideia de ser fechado num quarto escuro, com muitas raparigas... É desse tipo de quarto escuro que estamos a falar? Educação sexual alternativa?

Father R. Filipe disse...

Eu acho é que vivemos todos num enorme quarto escuro....e acho que nenhum de nós quer ver a realidade por isso.....life sucks but who cares!!!

Morlock disse...

Uma tentativa de levar isto a sério: Essa semântica parva da criança, do idoso, do jovem, etc. sempre me pareceu algo absurda. Nós somos todos seres humanos, não somos? Temos todos as mesmas necessidades, não temos? Mas é sempre a mesma coisa, entre o ter e o haver há sempre uma enorme distância.
Quanto à educação da canalha, um par de estalos e uns berros de vez em quando não fazem assim tanto mal. Eu levei alguns de ambos e não me tornei num psicopata (apesar das opiniões contrárias do Jarhead e do Deadman) nem em alguém que coloca a culpa dos seus fracassos naeducação e na sociedade que "não me protegeu quando era criança!.
Se voçês soubessem de algumas coisas que eu fiz quando era miudo, adimrarse-iam por não ter apanhado mais.
Já agora uma pergunta sacramental: De todos aqueles que propõem essas novas técnicas de educação infantil, quantos é que têm filhos deles?

Father R. Filipe disse...

Acredito que poucos The Thing ;)

E tu não és psicopata....és só um pouco parvo...mas só um bocado LOLOLOL

Morlock disse...

Olha lá pá, não há mais nada para escrever. faz um post sobre o mundial, ou sobre sexo, ou sobre qualquer coisa!!!!