quarta-feira, maio 17, 2006

Saliva fértil

"Aparelho que identifica período fértil chega hoje a Portugal"

A partir desta quarta-feira está à venda nas farmácias um aparelho que permite às mulheres verificar se estão no período fértil. Através do Fetilfacil, as mulheres podem saber qual o melhor período para engravidar.

O Fetilfacil é um sistema microscópico que utiliza a saliva para determinar em que fase se encontra a ovulação. «Basta a pessoa recolher uma gota de saliva, colocá-la no vidro do aparelho e deixar secar durante 15 minutos», explicou a directora de marketing do dispositivo.

«Se aparecerem uns pontinhos e umas bolinhas, a mulher não está em período fértil. Se surgirem poucas folhinhas de palmeiras, está numa fase pouco fértil. Se as folhas das palmeiras forem em número mais elevado, está num período fértil», acrescentou Sara Santos.

Sara Santos disse ainda que o aparelho se assemelha muito a um baton e pode ser transportado de forma discreta na mala. Sem contra-indicações, o Fetilfacil está disponível nas farmácias quatro horas após o pedido e tem um preço recomendado de 69 euros.

Além de indicar o período fértil, o que permite saber qual é a altura ideal para engravidar, Madalena Santos, especialista em Medicina de Reprodução, alerta para o facto do aparelho permitir às mulheres inférteis perceber que algo está errado.

«As mulheres que não conseguem engravidar costumam esperar um ano para consultar um médico. Com este dispositivo, podem aperceber-se de que algo se passa e consultar um especialista mais cedo», concluiu Madalena Santos.


Tudo nesta notícia, divulgada pelo Diário Digital, é caricato. Primeiro, quaisquer sistemas que usem saliva para determinar fases disto ou daquilo soa a abuso. Qualquer dia abordamo-nos assim: "oh filha, posso lamber-te a testa para saber se estás com dor de cabeça?" ou "olhe, desculpe, olhei para si e achei-a tão interessante. Posso dar-lhe um valente beijo para saber se é recíproco?"

Neste caso ainda se torna mais engraçado. Além de secar o cabelo. pôr alguma maquilhagem e escolher a roupa para sair, as mulheres ainda vão fazer os maridos/namorados (ou desconhecidos, quem sabe) esperar mais 15 minutos para saberem se estão no período fértil. Não sou entendido nestas matérias, e até tenho pena, mas fazendo as contas uma mulher não sabe à partida se está ou não no período fértil?

Para identificar que a mulher não está em fase de ovulação o aparelho mostra "pontinhos e bolinhas". Se surgirem "poucas folhinhas de palmeiras", está numa fase pouco fértil. Se as folhas das palmeiras forem "em número elevado", enganou-se e foi parar ao Brasil.

Nem sequer vou fazer comentários em relação ao facto de ser um aparelho que funciona com saliva, com forma de baton e ter "um preço recomendado de 69 euros"... Porque não 70 euros, que raio?!

3 comentários:

Morlock disse...

Fazer filhos deixou de ser um acto natural para se tornar um complicado processo de cariz cientifico!
Portanto agora, sabe-se se uma mulher está no seu periodo fértil dependendo da quantidade de, e passo a citar, "uns pontinhos e umas bolinhas" e de "folhas de palmeiras"!
Acabou-se a festa (e os treinos de captação)! Agora só com dia marcado!
Já agora, formato de baton e 69 euros? Freud explica!
Digam-me sinceramente minhas amigas (e tu tambem deadman), era mesmo disto que voçês precisavam?

Anónimo disse...

Não que eu seja parcial, até porque não me é permitido tomar partido de nada, segundo a minha actividade profissional (tudo bem, é só uma piada porque jamais alguém irá castrar as minhas escolhas, mas fica bem dizer isto!), mas acho que o “Fetilfacil” é mais um passo de “gigante” do Homem! Um baton que consegue identificar o período fértil da mulher é algo de extraordinário. Mas, o que mais me agrada nesta invenção é o processo de descoberta, onde a saliva, as palmeiras, a bolinhas e os pontinhos despertam em nós (mulheres) a capacidade de viajar até qualquer lugar paradisíaco, algures no Atlântico, por apenas 69€, o que me parece um preço bastante razoável. Já imaginaram quanto não custa uma viagem às Maldivas?! Ah pois é!

Mipo disse...

o meu único protesto é que sejam bolinhas em vez de quadradinhos e, sobretudo, folhas de palmeira em vez de outra coisa qualquer; parece-me muito injusto espetarem-me com folhas de palmeira quando estou tão longe de 1 destino tropical!

Tirando isso, viva a ciência!