quinta-feira, maio 18, 2006

Umas atrás das outras...

«Homens e chimpanzés tiveram sexo depois da evolução»

"Os antepassados do Homem e do chimpanzé tiveram relações sexuais durante milhares de anos até à separação definitiva das espécies, o que afinal aconteceu há muito menos tempo do que se pensava, revela hoje a revista científica Nature.

Segundo o trabalho, desenvolvido por uma equipa investigadores norte-americanos conduzida por David Reich, da Universidade de Harvard, as duas linhagens separaram-se há 6,3 milhões de anos no máximo, e provavelmente até há menos de 4 milhões de anos o que não os impediu de proceder à troca de genes.

Tal é perceptível em particular ao nível dos cromossomas X (cromossomas sexuais femininos) que, nos chimpanzés e nos humanos, são mais parecidos do que os restantes cromossomas, precisam os cientistas.

O «divórcio» final e definitivo não terá, afinal, acontecido há muito mais do que quatro milhões de anos, o que significa que após terem começado a separar-se, humanos e chimpanzés ter-se-ão ainda cruzado durante mais de um milhão de anos.

Os resultados obtidos neste estudo, segundo os investigadores, põem em causa o estatuto dos hominídeos considerados como os mais antigos ancestrais do Homem, tais como o Saelanthropus Tchadensis (Toumai), que viveu há cerca de sete milhões de anos, o Orrorin Tugenensis, que viveu há seis milhões de anos, ou ainda o Ardipithecus Ramidus, que terá vivido há perto de 5,5 milhões de anos.

O enigma das origens do chimpnazé continua contudo praticamente todo por desvendar, já que contrariamente aos ancestrais do Homem, dos quais há numerosos fósseis, não foi encontrada até hoje qualquer ossada atribuível aos primeiros chimpanzés, à excepção de alguns velhos dentes.

Além disso, a sequenciação completa do genoma do chimpnazé, publicada no ano passado, confirmou que as duas espécies são geneticamente idênticas em 99%."

Ontem foi a ovulação, hoje é a evolução. Durante anos a fio vieram com a conversa de que o homem mordeu o cão. Como se já não bastasse para arrasar a nossa auto-estima, apresentam um estudo que diz que homens e chimpanzés tiveram sexo depois da evolução, durante milhares de anos. Resta saber a evolução de qual das espécies...

Caramba, durante milhares de anos? Estão a dizer-me que eu sou resultado de uma hipotética relação zoófila entre o meu tetra-avô e uma macaca? Eu sei que é difícil encontrar uma química porreira com uma parceira de jeito, mais ou menos engraçada. Lá se vai a teoria da Criação, de uma Eva à imagem daquela pintada por Botticelli. Só de pensar que tudo deve ter começado com a atracção entre um hominídeo e um macaco chamado Tony Ramos, numa relação que durou mais de um milhão de anos, leva-me a ter outra percepção daquilo que hoje entendemos ser uma mulher bonita. Reparem, andámos um milhão de anos a ter sexo com chimpanzés e no ano 2006 nem sequer conseguimos olhar para a amiga gorda daquela que achamos tão gira, e muito menos chegar a vias de facto. Reflictamos sobre isto.

8 comentários:

Morlock disse...

Como diria o Boss "Part man, part monkey/Baby that´s me"!
Isto da evolução é só macacadas. Vou-me converter à cientologia e passar a acreditar que na realidade sou o resultado de milhões de anos de experiências genéticas de Aliens!! SOCOOOOORRRROOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

Mipo disse...

estás a ver aquelas coisas que eu não preciso mesmo de saber? Esta é uma delas...

Marco Oliveira disse...

O João Baiao e o Macaco Adriano nunca me enganaram!
:-D

Anónimo disse...

Não sei se por estar dopada, se por estar perturbada com a evolução hipocondríaca dos hominídeos, se por rejeitar o conhecimento dos nosso passado, mas acho que é altura de olhar em frente e tentar melhorar o hoje, para não sofrermos amanhã (que lindo!). Mas por que raio temos nós de levar com estas descobertas bárbaras, propiciadoras de traumas gravosos?! Porque razão o Homem teima em castrar a sua sui generis criação, pela mão de Deus?

Vale a pena pensar nisto!

Anónimo disse...

Alguém consegue ficar indiferente ao patusco e castiço King Kong? deixem-se de coisas, qual deus, qual criação

Father R. Filipe disse...

Agora entendo muita coisa. The thing tens duvidas? lololol ;)

Morlock disse...

Exmo. Deadman,
What the f@$& are you talking about?

Father R. Filipe disse...

Lê o q escreveste...tens duvidas LOLOLOLOL