sexta-feira, junho 23, 2006

O que está errado neste título?

As notícias do Diário Digital começam a ser um "habitué" neste blog. Esta equipa fantástica de jornalistas consegue estar sempre em cima dos temas quentes da actualidade, que eu muito agradeço. Aqui segue:

CDS-PP desafia PS a acabar com feriados religiosos

«O CDS-PP desafiou hoje a maioria parlamentar do PS a levar a laicidade do Estado até às últimas consequências e acabar com o Bispo das Forças Armadas, com a bênção em inaugurações e com os feriados religiosos. No debate em plenário de projectos sobre o protocolo do Estado, o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Melo, reclamou um lugar de destaque para a Igreja Católica “pelo que representa e pelo que faz em tantas áreas” em Portugal e insurgiu-se contra o “laicismo” do PS.

“Se quiserem ser coerentes com essa visão assim restrita do laicismo não poderão ficar por aqui. Terão também de acabar com as figuras do Vigário Castrense, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, equiparado a general de duas estrelas”, declarou.

“Não há outra alternativa. Para não falar dos feriados religiosos, todos eles relativos ao cristianismo, que o Estado supostamente laico manda respeitar e cumprir”, prosseguiu Nuno Melo, questionando também se o PS acabará com as bênçãos em inaugurações.

Insurgindo-se também contra a exclusão, pelo PS, dos descendentes da antiga família real das cerimónias oficiais, o líder parlamentar do CDS-PP afirmou que “a história portuguesa não começou em 1910” e desafiou a maioria socialista a dar nomes republicanos como “Ordem de 5 de Outubro” às ordens de Cristo ou de Santiago.

PS, que já tinha feito a sua intervenção no debate sobre o protocolo do Estado, não respondeu ao desafio feito por Nuno Melo, mas a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Ana Drago, comentou ironicamente que o democrata-cristão “diz que vão terminar as prendas de Natal e os ovos da Páscoa”.»

4 comentários:

Mipo disse...

acho que sim. Se causa tanta urticária, que acabem com os feriados. Assumam a coisa. Assim como assim, sempre eram mais uns dias de trabalho em que se produzia...

@ndrei@zul disse...

eu não acho nada sem ser q não tem mais nada pa fazer, mas tb acho q a coerência é importante.. e há muito pouca no nosso país... exigem-se coisas q nunca se cumprem.. republicanismos à parte, q se pense no assunto mas decentemente, não é com umas bocas aqui e ali..

Ricardo Fortes disse...

Pois, Portugal não começou em 1910, mas os nossos antepassados também não surgiram por geração expontanea em 1143.

Pois, a Igreja católica faz muito de bom, mas não são os unicos, e também fazem outro tanto de mau.

Sendo assim sugiro que ao lado do representante da familia real Portuguesa esteja um representante da familia real Espanhola (que isto já foi deles) e mais um representante de alguma famila real árabe (que isto também já foi deles) e um Italiano, etc...

E ao lado do representante da Igreja Caólica, ponham representantes de todos os outros culto religiosos representativos que há no país.

Mas acima de tudo, por favor, não nos acabem com os feriados!!! Se possivel adicionem também os feriados muçulmanos, os Espanhois, os Judeus, os Hindus, Budistas, e por aí fora!

Terminando a palhaçada, é obvio que a Igreja e a Realeza tem um papel fundamental na definição do que somos hoje, mas que raio de falta fazem ele na porcaria dos protocolos?!? São apenas mais uns quantos a comer à conta, nada mais!

Morlock disse...

Pula, não te esqueças de pedir um cro-magnon e um nearderthal para completar o ramalhete (pensando melhor, esqueçe, já lá estão) e transformar isto em definitivo num circo. O protocolo de estado devia resumir-se ao PR, PM e MNE e se perguntassem onde estão os outros a resposta deveria ser "A trabalhar."
Depois do dia do cão (psd) esta patetada de o PP.
Eu bem quero ser de direita, mas com estes gajos é dificil!