quarta-feira, maio 26, 2010

O Regresso dos Especialistas (versão Mundial da Crise 2010)

Não deixa de ser confrangedor ver que, para convidados de um programa da SIC Notícias, sejam chamados a debater a actual situação financeira nacional/ europeia quatro eminências absolutamente comprometidas, na sua história pessoal e profissional, de forma efectiva ou "simplesmente" pelas vielas políticas em que se foram movendo, com o actual estado de coisas.

Luís Nazaré, ex-dirigente do PS nomeado presidente dos CTT para substituir Horta e Costa logo a seguir à vitória nas eleições legislativas de 2005, liderou o Instituto de Comunicações de Portugal (ANACOM) e tem ligações muito fortes ao Benfica. João Ferreira do Amaral, que hoje aparece na capa no Jornal de Negócios com a parangona de que a economia tem sido destruída pelo Euro, acompanhou o ex-presidente Mário Soares como consultor no período da integração de Portugal na CEE, tendo sido membro do comité de Política Económica da então comissão e da OCDE. A seguir temos Mira Amaral, com o percurso político que se conhece, com passagem pela CGD e mais recentemente com o presidente executivo em Portugal do cinzento Banco BIC (Angola). Por último, António Nogueira Leite. Se Teixeira dos Santos é a mãe biológica da Santa Maria Austeridade, este professor de economia bem pode reclamar-se como mãe adoptiva. Actualmente vogal do CA da Brisa (atenção ao corte nesse rating), o mesmo cargo que ocupa ou ocupou em inúmeras outras empresas (CUF, etc), desempenhou funções como secretário de Estado do Tesouro e Finanças em 1999 no governo de António Guterres...
Mira Amaral e Nogueira Leite têm até pontos comuns que não deixam de ser bastante curiosos num cenário de eventual alternância política da governação. Ambos pediram a cabeça de Manuela Ferreira Leite depois das eleições que reconduziram José Sócrates nos des(a)tinos do país em 2009, apoiando a candidatura interna de Pedro Passos Coelho e ambos têm experiência em colaborar com o PS num ou noutro momento da história recente de Portugal.

É a isto que chamam um painel de convidados com opiniões transversais. Não há dúvida que assim o esclarecimento público é garantido. De certeza que fariam diferente e com menos recurso ao jogging. Estamos bem entregues.

Sem comentários: