quarta-feira, fevereiro 01, 2006

África by...

"Este continente é maravilhoso de vida, de energia, de juventude, de imaginação. Para quem pertence a um país cansado faz bem ver estes verdes, estes sons, esta exuberância animal. Os quimbos de adobe e de palha, algumas construções sobre estacas, a fuba, as bananeiras, o milho, os panos soltos com que as mulheres se vestem, a imensa proliferação de crianças de todos os tamanhos, as estupendas figuras dos homens, tudo isso é de facto estranhamente belo e estimulante, apesar da pobreza e da miséria."

António Lobo Antunes, D'este viver aqui neste papel descripto

5 comentários:

Father R. Filipe disse...

Isso é tudo muito bonito....mas então pq é que eles vem todos para cá? Se é tudo fantástico fiquem por lá que o pessoal agradece!!!

P.S. - Isto é um texto de despedida? Fofa....lolol :D

@ndrei@zul disse...

=)sobretudo estimulante pela felicidade das pequenas e poucas coisas e da felicidade genuína..
baci!

Katharina disse...

Jamais esquecerei a felicidade de miúdos e graúdos que para mim corriam com as mãos esticadas em busca de um simples toque, um sorriso ou uma palavra... Pessoas que aceitam o pouco que se lhes dá como se de preciosidades se tratassem!

Não resisto a comentar o comentário do "deadman"...
Gostas de Portugal? E viajas muito? Se sim, porque viajas se gostas tanto de Portugal?
E os (muitos) portugueses que emigram desde há não sei quantos anos, devem então também ser "recambiados" para Portugal?!
É normal as pessoas tentarem procurar melhores condições de vida, é normal sonharem e aventurarem-se e é normal não darem valor ao que têm.
Em São Tomé algumas pessoas ficaram admiradas quando lhes disse que pensava cada vez mais em um dia ir viver para lá, porque para muitos deles Portugal é a terra das oportunidades! Estão enganados, nós sabemos disso. O que os espera é muitas vezes condições muito difíceis e bairros degradados - aumentando assim um problema para todos, um problema que para muitos parece de fácil resolução: "Mandem-nos para a sua terra..."
Para mim, a nossa terra é o MUNDO, a nossa raça é a HUMANA e a nossa família é a HUMANIDADE!...
Fui acolhida como família em São Tomé, apesar de ser branca, apesar de ser portuguesa. A mim isso diz-me muito!
Esta é apenas a minha opinião e por isso vale o que vale...

Father R. Filipe disse...

1º Estava a gozar CATARINA (que eu saiba em português ainda se escreve assim).
Aliás os que vêm para cá até nem chateiam muito pq vem para trabalhar ao contrário dos que nascem em Portugal, que só servem para fazer assaltos.....mas pronto não cresci na lapa mas sim na Damaia onde ser branco parece que é sinónimo de tens dinheiro e tens de ser roubado pelos coitadinhos que por terem nascido na Europa e não em África são vitimas da sociedade branca e racista. E depois o mais giro de tudo é que temos um SOS racismo que só defende casos se um africano for vitima de agressão de brancos, o caso se for ao contrário já não é racismo mas sim "coitados" são vitimas da sociedade por isso espancaram o branco. Sou de esquerda mas tenho orgulho em ser branco. Respeito todos os outros mas também quero que os outros me respeitem coisa que acontece cada vez menos……Mas pronto é o branco racista que está a falar não? E é de esquerda imagina se fosse de direita...

Ricardo Fortes disse...

Tenho tido a oportunidade e o privilégio de assistir in loco ao que é descrito pelo Lobo Antunes, e não tenho duvida nenhuma: A vida aqui tem mais vida. Apesar de toda a pobreza e de toda a miséria, ha muitos mais sorrisos e muito mais alegria que na "cansada europa". O dia-a-dia é vivido com mais intensidade, talvez por não se saber o que trará o dia seguinte. Só é pena (falo do caso que conheço - Angola) que havendo tanta riqueza e tanta abundancia, esta não esteja minimamente melhor distribuida. Neste país não se justifica alguem passar fome.

Quanto ao comentario do DMW, conhecendo a peça como conheço sei que não vem de alguém mal-intencionado ou com maus principios, mas sim de alguem que ainda não conseguiu por as ideias totalmente no sitio. Fazia-lhe bem vir bafar praqui comigo durante um mesito.