segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Brincar com Deus... porque não?

"A ideia e a própria palavra Deus estão, na maior parte dos casos, ligadas à angústia, ao drama, à culpabilidade, ao castigo, ao sofrimento, à morte, ao juízo final. A sabedoria popular, pessimista e conservadora, diz que a morte aproxima de Deus. Com a idade o mundano faz-se eremita; o desfrutador louva a austeridade; o libertino, a castidade; e o rico, a generosidade; os espíritos fortes sentem algumas fraquezas; e o céptico que duvidava de tudo, excepto da sua pessoa, começa a desconfiar de si próprio. Aquele que acredita no céu e aquele que não crê nem em Deus nem no Diabo fazem juntos o último bocado de caminho… Diante desta onda de fraquezas ou conversões, tão repentinas como radicais, tão últimas como tenebrosas, se Deus não desata a rir...
O que Ele nos garante - olhando para todas as religiões da terra em todos os tempos e lugares - é que não fez contrato de exclusividade com nenhuma. E que os judeus, os cristãos e os muçulmanos não se zanguem com Ele por causa disso.
"

Frei Bento Domingues, Público, 12 Fevereiro

5 comentários:

@ndrei@zul disse...

eu não me zango mas há de facto quem se zangue e pior.. quem promova a zanga.. p isso é q tds os crentes e discrentes devem olhar para o conceito de Deus como algo tão grande que não pode ser só de uns ou outros.. é Deus simplesmente e tudo!
baci

Anónimo disse...

ou talvez não.

Anónimo disse...

hummm, blog de debate religioso, este, estás lá João. LOL.

Mipo disse...

Tem mais é de se brincar, mesmo. E com tudo! Deus tem um sentido de humor enorme.

Como alguém disse: "se levares a vida demasiado a sério nunca sairás dela vivo"

Anónimo disse...

Não tem mal nenhum, até porque andamos a alternar a temática. MAS EU DISSE QUE TINHA MAL?? Ensinaram-te a ler, interpretar e responder sem falhares o objectivo?? "São pessoas como tu que não deviam viver neste país, de onde transborda mediocridade que chegue."