sexta-feira, março 31, 2006

Quem sou eu, afinal?

«É impressionante verificar, na minha vida diária, a enorme diferença que existe entre cinismo e alegria. Para onde quer que vão, os cínicos procuram a escuridão. Apontam para os perigos à espreita, para as motivações impuras, para os motivos ocultos. Chamam à confiança, ingenuidade; à atenção, romanticismo; e ao perdão, sentimentalismo.
Sorriem, com desprezo, perante o entusiasmo, ridicularizam o fervor espiritual e menosprezam o comportamento carismático. Consideram-se realistas que vêem a realidade tal como é e que não se deixam enganar pelas "emoções de evasão". Mas ao desprezarem a alegria de Deus, a sua escuridão provoca maior escuridão.
Em cada momento do dia tenho a oportunidade de optar pelo cinismo ou pela alegria. Cada pensamento que me ocorre pode ser cínico ou alegre. Cada palavra que pronuncio pode ser cínica ou alegre. Cada acto que realizo pode ser cínico ou alegre. Cada vez tenho maior consciência destas opções e cada vez mais descubro que cada uma das opções pela alegria, conduz a uma alegria maior e faz que se descubram mais razões para fazer da vida uma verdadeira festa na casa do Pai.»

Henri Nowen,in O Regresso do Filho Pródigo

6 comentários:

neptuno disse...

Ainda bem que o autor é Henri Nowen... lol
É um pensamento bom, embora simplista e um tanto dogmático. Todos nós vivemos com o mínimo de cinismo ou ambiguidade para connosco e com os outros. E vive-se bem com as diferenças, criam-se novos objectivos todos os dias. Só podemos viver com este equilíbrio.

Mipo disse...

Não estarás a confundir cinismo com sentido crítico?... É que me parece que escolhes a alegria muito mais do que te apercebes.

Na base do cinismo está o medo. Não te podes julgar pelo que sentes, mas só pela maneira como ages em função (aliás, idealmente, não te julges, mesmo!).

(e qualquer dia apresento-te uns cínicos de gema - pode ser que te comeces a ver com melhores olhos!)

Morlock disse...

Na base do cinismo não está o medo, está a intelegência e a confiança! Sê cinico porque és inteligente e tens confiança no que sabes e que és para o ser, caso contrário sê um hipócrita e vive com uma falsa alegria de não questionar nada pois é mais facil e evita teres de te comprometer com alguma coisa!!
Quanto a ti Jarhead, preferes verdadeiramente a alegria ao cinismo? Ou ha algo mais neste texto que ainda ninguem percebeu??

Katharina disse...

É impossível sermos cínicos para com aqueles que amamos... Por isso, e para mim, o segredo está em amar cada vez mais e melhor! ;)
Mas ninguém o consegue de um dia para o outro... Cada dia é-nos lançado um novo desafio, mesmo se o falhámos no dia anterior...

Neves dos Santos disse...

Não considero que as pessoas que vivem com alegria sejam hipócritas (se bem que as há, como as bruxas...). Nem toda a alegria é falsa ou acrítica. Precisamente por se ter uma perspectiva crítica da vida se pode optar. Escolher a via da alegria/felicidade.
A questão é, prefiro a alegria apesar de estar mais à vontade em ser cínico, podia mesmo dizer que este cinismo que aqui cito é "the thing that should not be".
Obrigado pelo teu comentário!

Mipo disse...

lá está... continuo na minha, "the thing that should not be". Aquilo que descreves é sentido crítico, não cinismo; podes escolher a alegria mantendo a perspectiva, já fazer o mesmo com o cinismo é mais complicado.

Aliás, a alegria cega de que falas é uma distorção da realidade tão grande como o cinismo (as ilusões não são coisas obrigatoriamente boas).