terça-feira, janeiro 03, 2006

Broken flowers

1. Fui ontem ver o filme realizado por Jim Jarmusch. "Flores Partidas" não é fácil de digerir para quem está habituado àquele tipo de cinema americano em que a acção atropela os diálogos e os diálogos são tão desprovidos de sentido como a bibliografia da Margarida Rebelo Pinto. Não que o estilo "action movie" seja mau. Não. Mas, neste caso, tem de se esperar outra coisa. Este argumento e, sobretudo, esta prestação de Bill Murray serve para realçar o tédio de uma vida "mal resolvida", em que o encontro com o passado só traz desencanto e desilusão pelas coisas que não se fizeram ou fizeram mal, pelo que ficou por dizer ou se disse de forma excessiva. Faz lembrar um bocadinho as "Confissões de Schmidt", com Jack Nicholson. As flores partidas não têm remédio, perdem o encanto. Tal como algumas memórias de pessoas e momentos que deixamos secar, morrer no vaso até se tornarem uma imagem diametralmente oposta àquela que desejámos, pela qual nos deixámos encantar ou apaixonar.

Fernando Pessoa também explorou bem esta ideia:

“Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre
Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.

(…)

Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
"Quem são aquelas pessoas?"
Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
(…)
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente.....
(
)

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades.....”

2.Normalmente os blogs têm links para outros blogs que gostamos de ler. O problema é que os links são elementos passivos numa página em que o blogger tem oportunidade de dizer "coisas". Desta vez aproveito para destacar Pecados e Ilusões, de um grande amigo que diz a vida como ela é, no seu aspecto mais puro (as ilusões) e mais perverso (os pecados). A visitar!

2 comentários:

Father R. Filipe disse...

agora dá graxa.....

Neves dos Santos disse...

não preciso dar graxa, companheiro..... também nunca fui falso por isso sabes bem que digo o que penso. abraços!