quarta-feira, julho 12, 2006

Bodes expiatórios

O papa Bento XVI, em visita a Auschwitz há uns meses, perguntou "onde estava Deus durante o Holocausto". Joseph Ratzinger cometeu um erro teológico crasso. Devemo-nos sim perguntar onde estavamos, onde estavam as mulheres e os homens para deixar que tudo aquilo acontecesse. Passou-se há 70 anos como se passa hoje na Serra Leoa, na Guiné, no Tibete, em Angola. Onde andamos nós?
Porque esse Deus-bode-expiatório-de-todos-os-males é impotente perante os nossos actos, que estamos no mundo. Não arranjemos desculpas para a merda que fazemos ou para os actos de coragem que deixamos de fazer.

18 comentários:

neptuno disse...

ui! passou-se!! LOLLOL!! é assim mesmo Jar ;o)

Morlock disse...

Quando corre bem foi "graças adeus!" Quando há merda fomos nós que percebemos mal a mensagem e devemos arcar com as consequencias. Sinceramente, esta conversa sobre deus já chateia, para o bem e para o mal!!!!!

Neves dos Santos disse...

É fácil thing, don't come to the blog. Há tantos mais interessantes e eu sei que concordas comigo

Morlock disse...

Wrong again!
Não é a tua conversa sobre deus que chateia! É a conversa geral sobre deus que é insuportavel. Já agora pensava que me conhecias melhor do que isso. Nunca foste de usar desculpas para fazer as coisas, fazias porque achavas que o deverias fazer. porquê a mudança? E nem vale a pena dizeres que é inevitavel.

Neves dos Santos disse...

Continuo a não usar desculpas para aquilo que faço. Portanto, nada mudou nesse aspecto. Outros mudaram sim, às vezes é bom mudar.

Father R. Filipe disse...

Realmente consegues surpreender as pessoas pela negativa Jar....andas demasiado agressivo ou será confuso?

Abraço

Father R. Filipe disse...

"Outros mudaram sim, às vezes é bom mudar." - Realmente uma grande verdade é bom mudar, é bom mudar para melhor, mas tb é bom saber pedir desculpas e saber admitir quando se comete um erro...

Neves dos Santos disse...

A malta gosta é de se juntar à volta do sangue. Uma das minhas qualidades é surpreender as pessoas pela negativa. Não podemos ser todos bons. Já dizia o George Orwell: "todos os homens são iguais, mas há uns mais iguais do que outros".

Father R. Filipe disse...

Claro, Claro......vê lá se desces um bocadinho da estátua.

Eu sangue, só qd um bom bife está mal passado :P

Father R. Filipe disse...

Olha e mais "abocanhamos...." o resto acho que ainda te lembras.

Neves dos Santos disse...

Não me apetece descer da estátua sabes? Quem quiser que me empurre. Já estou habituado.

Father R. Filipe disse...

A ser empurrado ou estar na estátua? lolol

Neves dos Santos disse...

Normalmente só respondo a perguntas para as quais as pessoas não saibam já a resposta. A previsibilidade é uma coisa tão enfadonha

Father R. Filipe disse...

Pareces chateadinho....só tou a brincar, não te irrites....

neptuno disse...

keep it cool guys! no worries! LOL obrigada pela msg Jar ;o)

Father R. Filipe disse...

I am cool...jarhead no :P

Morlock disse...

O fedor a testosterona digital aumenta. A probabilidade de sangue virtual jorrar livremente é cada vez mais real. Keep it up, fellows!
I like it when the lighting comes/I like it a lot!!!!!!

Anónimo disse...

O Deus que Joseph Ratzinger adora (actualmente) não sei onde estava mas, o Deus que Ratzinger adorava nessa altura (um que tinha bigode), andava por aí a evangelizar a Europa. Enquanto isso a carne estava a ir para o assadouro.